sexta-feira, 14 de outubro de 2016

A mágica da arrumação

Aproveitei a véspera de feriado e o começo da manhã de feriado para colocar em ordem algumas coisas conforme eu li no livro - A Mágica da Arrumação de Marie Kondo.Quem ainda não leu ,e é ou era e esta tentando mudar assim como eu, uma pessoa desorganizada, esse livro abre sua mente para uma nova forma de ser organizado!

Logo no começo do livro ela fala sobre uma das coisas que eu andava fazendo, apesar de já ter desapegado de bastante coisa, moro em um apartamento relativamente pequeno e percebi que em alguns cômodos eu estava apenas "escondendo" a bagunça, que é enfiar nas gavetas inúmeros objetos dos quais eu não iria mais usar ou que tinha em excesso, confesso que com o caso das canetas e cadernos extras em casa que estou usando no trabalho, já era um começo de deixar gavetas vazias, mas percebi que com roupas e sapatos ainda faço isso, apenas estava escondendo das vistas.

Ela também fala sobre algo que creio já ter comentado aqui e comento com ínumeras pessoas ao meu redor, você ter um ambiente organizado deixa sua vida mais leve, sou assim com a cama feita, assim que acordo já faço a cama e deixo o lençol liso, confesso que ver aquele monte de travesseiro, lençol enrolado, edredom pelo chão me deixa meio confusa e acabo até me atrasando para tarefas rotineiras, uma cama feita, muda meu dia! E isso eu tenho que levar para todos os ambientes.

Como é bom ler sobre alguém que realmente entende de organização né? Abriu meus olhos para muitas coisas, como:
  • Descartar tudo de uma vez, estava descartando de pouco em pouco e isso é uma coisa ruim né, pois como ela diz, o efeito rebote acontece e apesar de ter guardado tudo dentro das gavetas, elas reaparecem fora da gaveta porque tudo esta muito cheio e tempo é perdido querendo achar o que é necessário.
  • Descartar antes de guardar: alguns produtos como meus cremes hidratantes, eu não estou jogando fora pois apesar de ter frascos a mais por vez eu não quero doar pois vou usar, então mesmo ocupando espaço, algumas coisas não descartarei só por ter a mais e vou continuar guardando, mas em menos de seis meses acredito que já acabei com meus produtos em excesso.
A questão não é só descartar adoidado, tem que jogar fora realmente o que você não quer ou não vai mais usar, porque sair jogando coisas foras, apenas por jogar, se você for precisar novamente, vai ter que gastar um dinheiro que não precisaria, além de cair na tentação de continuar comprando para suprir aquilo tudo que jogou fora.

Ponto positivo! No livro fala que devemos começar a organizar por categorias, como por exemplo pegar um dia e guardar só os livros, no outro só sapatos, porque costumamos guardar a mesma categoria de itens em inúmeros lugares da casa, isso eu nunca fiz! Então mesmo sendo uma bagunceira, toda a bagunça está por categoria haha!

Sobre moedas: ela fala para todas as moedas que você achar pela casa colocar na carteira para usá-las, no meu caso eu comecei a juntá-las no cofre e assim trocar para usar...

Enfim, o livro é ótimo! Resumi muito pouco do que tem no livro! Achei muito válido para quem assim como eu é uma bagunceira e está tentando diminuir itens em casa e ser mais organizada!


Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário